A ADORAÇÃO, O LOUVOR E A MÚSICA

O louvor é uma manifestação de adoração e significa elogio.

Enquanto a adoração fala do que somos, o louvor fala do que fazemos. A adoração é gerada dentro do homem, onde só Deus pode ver. O louvor inevitavelmente se exterioriza, onde os homens também podem ver. Como vimos até aqui, adoração significa reverência a Deus, através de uma vida de reconhecimento e amor.Não é possível adorar sem louvar, mas é possível louvar sem adorar.

Deus disse: "...este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim..."

Os verdadeiros adoradores estão compromissados com Deus interior e exteriormente. A música é um veículo, um transporte para o louvor e a adoração. Louvar a Deus se torna muito agradável com o respaldo (apoio) da música. É muito gostoso expressar nosso louvor a Deus através dela. A música não é fundamental mas coopera. Ela tem sua importância:

- É uma criação de Deus (Romanos 11.36; Apocalipse 4.11);
- E como a bíblia nos mostra, a música está presente até no céu (Apocalipse 14.3; 15.3).

A bíblia faz inúmeras menções sobre o louvor a Deus com a música:

- "Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos..." (2 Samuel 6.5)
- "Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável." (Salmos 135.3)
- "Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver." (Salmos 146.2)
- "Louvem-lhe o nome com flauta; cantem-lhe salmos com adufe e harpa." (Salmos 149.3)
- "Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes." (Salmos 150.3-5)

A adoração pode conter a música, mas nem sempre a música contém adoração.

 

 

Daniel Souza é pastor e músico vinculado à Igreja em São Vicente/SP

terça 16 outubro 2007 00:08 , em Louvor e Adoração



6 comentário(s)

  • geniton pedro mailto Ter 25 Mar 2014 18:23
    Louvor é bem dizer, enaltecer, grorificar, e se falarmos de adoração no sentido literario da palavra, iremos entender a biblia quando diz que Deus procura os tais que o adorem em espirito e verdade, a palavra "adorare do latin" quer dizer " falar com", se intetendermos isso poderemos falar de louvor e adoração. abraços.
  • Luis Carlos Qua 20 Jun 2012 03:54
    Pastor,minha opinião é a seguinte-louvor e adoração se manifesta a partir da obediência de crentes, e ouso dizer, até de não crentes (sl 18:44), e não da capacitação.Música ao contrário tem que saber;aquele que sabe musica e é obediente,de glória à DEUS por isso,a sua musica vem só a somar, mas se é só mais um musico dentro da igreja que utiliza o seu DOM principalmente fora da igreja como trabalho,de nada presta, o que ele canta e o que o Zeca Pagodinho canta terá sempre o mesmo valor.
  • João Manuel Pedro mailto Qui 09 Fev 2012 21:44
    na verdade quando se fala de Louvor e adoração a Deus tem havido muita falcidade por parte dos crentes, ao começar em mim. E eu sou líder de Louvor e Adoração da minha Igreja tenho visto o pessoal quando se fala de se prostar na presença de Deus em Adoração o pessoal não esta ali. e peço ao Irmão que se poderem me ajudem quanto a esta questão
    que Deus vos abençoe cada vez mais.
  • João Manuel Pedro mailto Qui 09 Fev 2012 21:43
    na verdade quando se fala de Louvor e adoração a Deus tem havido muita falcidade por parte dos crentes, ao começar em mim. E eu sou líder de Louvor e Adoração da minha Igreja tenho visto o pessoal quando se fala de se prostar na presença de Deus em Adoração o pessoal não esta ali. e peço ao Irmão que se poderem me ajudem quanto a esta questão
    que Deus vos abençoe cada vez mais.
  • anderson ramos Sex 06 Jan 2012 15:48
    diante desse estudo, isso só nos mostra como muita das vezes somos hipócritas em nossa adorações. louvamos a Deus de lábios, mas nosso coração está longe. devemos vivenciar aquilo que estamos cantando ao único que é digno de toda honra, louvor e adoração.
  • Elton MUniz mailto Sex 16 Dez 2011 15:35
    todos sem exceção deveriam render louvores a Deus com adoração. diante de um mundo onde se idolatra artistas, personalidades,da musica e do futebol; deveríamos direcionar a nossa adoração a que verdadeiramente merece. Toda honra, glória e reverência, ao Deus todo poderoso.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.81.134.175) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para estudosbiblicos

Precisa estar conectado para adicionar estudosbiblicos para os seus amigos

 
Criar um blog