SAINDO DA CAVERNA

Blog de estudosbiblicos :Estudos Bíblicos, SAINDO DA CAVERNA

Imagem Google


ESTA MENSAGEM VAI MUDAR A SUA VIDA. ACREDITE!!!!!!!

Texto:

I Sm – 22: 01, 02.

1 - Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele.
2 - Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens.

Ø      INTRODUÇÃO

                É divina e preciosa a qualidade que a bíblia tem em nos mostrar mensagens que nos deixam perplexos, pois sabemos que a bíblia e o único, maior, melhor e mais completo manual de comportamento humano. É o manual do fabricante, que não contém erros e nem absurdo, e muito menos palavras complicadas.

                Partindo dessa condição, que a bíblia sempre nos ajudará em nossas lutas, mostrando que D’us está sempre de braços estendidos a nos auxiliar, quero que você medite e transmita esta Mensagem a outras pessoas.

                “Eu não sei em qual caverna você possa se encontrar neste momento, mas de uma coisa eu tenho certeza, D’us vai te tirar dela.”

 

Ø      1º - FUGINDO PARA A CAVERNA

        Há uma grande abundância de cavernas de pedra calcária nas regiões de Israel, favorecendo o aparecimento de inúmeras cavernas.

                Segundo a arqueologia, ciência que estuda estas cavernas e outros tipos semelhantes, devido à formação geológica da região do oriente, tem se encontradas cavernas que suportam até quatro mil pessoas.

                No texto em epígrafe vemos Davi fugindo de Saul, e se escondendo em uma caverna, o que nos faz observar que sempre quando somos perseguidos ou temos problemas, a primeira coisa que procuramos e fugir e se esconder, como se essa fosse à solução. Foi o caso de Davi, que já não agüentava mais o Rei Saul em seu pé, e se você não sabia a perseguição de Saul contra Davi durou aproximadamente dez anos. Agora imagine alguém querendo te matar a qualquer custo, o que você faria?

Talvez você também fugisse para uma caverna, mas Davi quis apenas se esconder e não morar na caverna. Caverna não é moradia de crente, é apenas uma habitação temporária, onde aprendemos com o nosso Deus, a vencer os males.

 

Ø      2º - MORADORES DA CAVERNA

                Quando Davi estava na caverna, talvez chorando, ou talvez contente por estar escondido de Saul e assim conseguir um pouco de paz, começa a chegar uma multidão de pessoas, só homens eram quatrocentos, agora imagine mulheres e crianças, pois os pais de famílias endividadas, de espírito desgostoso, também levaram sua família, chego a crer que na caverna onde Davi se escondeu agora já tinha cerca de mil e quinhentas pessoas.

                Talvez a situação de Davi tivesse atraído àquelas pessoas, mas creio que não foi isso, pois aqueles homens já conheciam Davi, e até presenciaram vitórias de Davi, então perguntei a D’us o que eles estariam fazendo junto com um homem que se escondia em uma caverna? Pois não é normal seguir um fracassado. Situação que era a que Davi estava passando naquele momento.

O Senhor revelou para mim que aquelas pessoas acreditavam que Davi também venceria aquela prova e lhes ensinaria algo importante, algo este que nós iremos aprender também nesta mensagem, pois com certeza essa mensagem fará a diferença, e ainda acrescento que depois de Jesus, Davi e Paulo são os campeões em nos dar passagens como referências para mensagens.

                Antes de desfrutarmos da revelação, veremos quem são os que habitam em caverna, pois levando em conta que uma caverna é escura e fria, só consigo imaginar que moradores de caverna só podem ser baratas, escorpiões, morcegos. Realmente caverna não é lugar de crente.

 

 

Ø      3º - PROVIDÊNCIAS PARA UMA CAVERNA

                Como vimos os moradores de uma caverna são bichos, baratas, escorpiões e morcegos; então como combater esses moradores tão horríveis, e prejudiciais a nossa saúde? Bem só temos uma maneira, fazendo fogo, pois de outra forma os morcegos que sugam o sangue levando suas vitimas a morte e ainda transmitem uma doença chamada raiva e os escorpiões, que tem uma picada extremamente doída e venenosa, nos atacariam e seríamos vitimados, mas se então levássemos lenha, poderíamos fazer fogo, pois o fogo os espantaria do nosso redor.

                Diante dessa solução plausível voltei para a bíblia e em PV-26: 12 diz: “sem lenha o fogo se apaga”.

                A luz da palavra de D’us o que poderia ser lenha? Foi o que também perguntei ao Senhor Jeová; e Ele me disse: ORAÇÃO. Essa é a lenha do crente, oração. Quando começamos a orar o fogo pega, pois Paulo e Silas orando causaram um terremoto (At 16:26), a Igreja orando por Pedro o conduziu para fora da prisão (At 12:5 a 17) e tantos outros casos de orações que mudaram a situação, mas nós só podemos orar, que é a lenha, mas o fogo é conseqüência. E por falar em fogo, quem no Cap. 2 de Atos, desceu sobre a cabeça dos crentes como línguas de fogo? O ESPÍRITO SANTO DE D’US, Ele é fogo puro dentro da caverna para os morcegos (demônios) não te ataquem.

                Todos nós temos momentos de problemas, mas esta mensagem é para te ajudar a sair da caverna ou quando entrar lá por algum problema possa sair ileso.

                Irmãos, todos nos já estivemos na caverna, ou um dia, devido às labutas da vida passaremos por lá, pois o grande sábio Salomão, nos revela em Ec-12: 01- “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham ao maus dias.” Então não deixe de levar lenha (oração) para a caverna e assim fazer o arder fogo (Espírito Santo).

 

Ø      4º - PROVIDÊNCIAS DE DEUS NA CAVERNA

                   Amados. O Senhor disse que se o buscarmos de todo o coração o acharíamos (Jr-29:13), o também podemos entender que quando estamos dentro da caverna, pensamos que não vamos achar a D’us, parece estar tudo escuro, então é por isso que temos que levar lenha e fazer fogo, para que tudo fique claro, e quando nossos olhos espirituais são abertos então conseguimos ver as providências de D’us, e posso dizer são tremendas.

                D’us não desampara seus amados (Dt 04:31), então por amar seus filhos Ele entra com providências para nos tirar da caverna.

 

Ø      A REVELAÇÃO

                Penso que nunca devemos murmurar, pois a bíblia nos ensina que a prova produz crescimento, paciência, força, sabedoria, talvez por isso D’us permita que seus filhos entrem em cavernas, mas agora receba um pouquinho de revelação.

Nas cavernas de Calcário do oriente, e inclusive a que Davi entrou, denominada caverna de Adulão, também se encontra uma substância chamada DOLOMITA, que tem várias funções, mas irei ressaltar três:

 

1- A DOLOMITA É CALCIO PARA NOSSOS OSSOS

Na caverna D’us vem nos dar estrutura, para sermos vencedores. Pois veja bem, de nada adiante crescermos se nós não tivermos uma estrutura óssea para sustentar o corpo. Assim também é na vida espiritual, pois precisamos de estrutura nos ossos espirituais.

 

2- A DOLOMITA COMBATE A IRRITABILIDADE

Na caverna aprendemos a sermos mansos com o Senhor; pois no escuro cercados por morcegos, escorpiões, baratas e insetos, que são os demônios que agem na vida de um homem, aprendemos a depositar a confiança em D’us, deixamos de nos irritar com os inimigos e confiamos no Senhor.

 

3- A DOLOMITA COMBATE A INSÔNIA

Na caverna aprendemos a descansar no Senhor. Quando passamos longo tempo sem dormir, começamos a delirar, e não é isso que um servo do Senhor deve passar. Precisamos descansar no Senhor realmente e não querermos ajudar a D’us

 

Ø      5º - DEUS ESTÁ NA SUA CAVERNA

                Toda essa reflexão me fez lembrar de um grande servo de D’us que esteve em uma caverna, assim como eu e você, o nome dele era Profeta Elias.

                O interessante que após matar com suas próprias mãos quatrocentos e cinqüenta, chamados profetas da imagem Baal, ele ao ser ameaçado por uma mulher endemoniada, foge e entra numa caverna. Ai eu fico pensando: “Talvez se o diabo saísse de férias e deixasse uma mulher encapetada no seu lugar muitos iriam sentir saudades do demo”.

                Mas o importante é que Elias estava na caverna. Não importa qual seja a sua caverna, D’us está com você e vou provar a luz da bíblia, se não vejamos:

                Na passagem relatada no livro de I Reis, no Cap. 19, Ver. 09 lemos que quando Elias estava dentro da caverna, D’us lhe faz uma pergunta. ELIAS, O QUE FAZES AQUI?

Note que Ele diz, o que fazes aqui, e não aí. Pois se D’us dissesse aí, daria a entender que Ele estaria do lado de fora da caverna, mas Ele diz AQUI, nos fazendo crer que Ele está dentro da caverna, D’us te ama. D’us estava perto de Elias e está perto de você.

 

Ø      6º - SAINDO DA CAVERNA

Após muito meditar nessa palavra e chegar até pregar na Igreja onde pela misericórdia de D’us lidero, fiquei tocado pela glória de D’us sobre esta palavra. Mas meu Jeová, não me traria uma palavra dessas se não fosse para nos ajudar a sair de dentro da caverna, foi então que continuei a meditar na palavra de D’us e fiquei muito feliz em saber que alguns capítulos para frente especificamente em II Sm 23: 08, onde pude perceber uma pequena lista de trinta e sete valentes de Davi, e então vi que todos os homens de espírito desgostosos, aflitos, endividados, em aperto, que entraram na caverna saíram como valentes.

D’us vai te transformar em um verdadeiro guerreiro após a caverna, afinal caverna é uma habitação temporária.

Talvez em alguns desses momentos de dificuldades, seja na área física, econômica, profissional ou sentimental, saiba que D’us esta contigo e hoje Ele manda te dizer:

MEU FILHO, MINHA FILHA. O QUE FAZES AQUI DENTRO DA CAVERNA?

 

 “AFINAL CAVERNA É UMA HABITAÇÃO TEMPORÁRIA”

 

Pr. Alexandre Augusto
Igreja do Evangelho Quadrangular
Itajubá/MG
pastoralexandreaugusto@bol.com.br
www.pralexandreaugusto.wordpress.com

sábado 01 agosto 2009 14:07 , em Edificação



12 comentário(s)

  • Aline Sáb 12 Jul 2014 16:27
    Ô GLÓRIA A DEUS !
    Deus falou poderosamente ao meu coração..
    que Deus continue te abençoando poderosamente,fazendo da sua vida um canal de bênçãos para as nossa.
    em nome de Jesus ! fiquem na paz
  • josiele mailto Qua 27 Nov 2013 13:15
    oi paz do senhor
  • DANIEL mailto Dom 08 Set 2013 16:10
    A paz do senhor
    estou muito feliz por essa mensagem de DEUS para nossas vida, DEUS SEJA LOUVADO.
  • Ivan ferreira casemiro mailto Dom 25 Ago 2013 17:27
    Muito me alegrei ão ler esta mensagem pois me sinto com se estivesse sendo o numero 38 somando mais um para este exercito de Davi pois sai da caverna sem sentir saudades dela poi a minha era uma caverna que eu fis chamada caverna do desanimo pois me sinto forte para continuar minha jornada. A paz de de cristo Jesus para todos Amem;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
  • Miss.miltinho mailto Sex 01 Mar 2013 19:55
    Gostei muito da mensagen Saindo Da Caverna comtinue assim pastor
  • Pr. Diogo Clemente mailto Sex 14 Dez 2012 02:20
    A Paz do Senhor Jesus a todos. Glória a Deus pela vida do irmão que recebeu essa revelação da parte de Deus. Sou teólogo, pastor, mas sou novo ainda como pastor da Assembléia de Deus. E com certeza Deus falou comigo através dessa palavra. Todos nós temos a tendencia de "fugir" para alguma caverna, pois nós Cristãos sabemos que o Senhor é o nosso refúgio, fortaleza e socorro bem presente nas angustias e adversidades. Tenho apenas uma humilde palavra a acrescentar: Davi se escondeu na Rocha Inabalável que é Jesus. Que todos nós sempre tenhamos em mente que temos que estar na Rocha chamada Jesus!!! A Paz!!
  • GEORGE mailto Seg 19 Nov 2012 00:22
    EXCELENTE O ESTUDO SOBRE A CAVERNA DE ADULÃO
  • Elenita pacheco mailto Sex 28 Set 2012 17:30
    Agradeco ao irmao por estas palavras maravilhosas tocaram minha vida pois me vi na caverna mas agora sei q deus me tira dela obrigada por sua bencao!
  • Jacqueline mailto Qui 30 Ago 2012 18:19
    Eita glória!
    Eu creio nestas palavras... esta mensagem tocou em meu coração profundamente!
  • sandra maria cabral seib mailto Qui 26 Jul 2012 03:25
    mravilhoso,esta liçao que o senhor jesus abençoe grandemente o senhor,


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.81.52.1) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para estudosbiblicos

Precisa estar conectado para adicionar estudosbiblicos para os seus amigos

 
Criar um blog