ADORAÇÃO x ADORADORES

Blog de estudosbiblicos :Estudos Bíblicos, ADORAÇÃO x ADORADORES

Imagem Google

 

(João 4: 23) -  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

 

 Jesus afirma com autoridade que o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade, porque Deus sempre quis do homem uma atitude de adoração verdadeira, voluntária, mas, verdadeira. Por isso nós que hoje nos levantamos como adoradores, se queremos adorar ao Senhor da maneira certa devemos antes entender o verdadeiro significado da adoração. Quero adorar o Senhor, mas, como adora-lo?

 

 ADORAR: No dicionário podemos encontrar algumas definições para a palavra adorar,como por exemplo: render culto, amar ao extremo, venerar  e gostar muitíssimo, reverenciar,  etc. No original grego encontramos a palavra PROSKUNEO, que tem como significado: prostrar-se, vergar-se, obedecer, mostrar reverência, homenagear, louvar, adorar.

 

Na adoração à Deus não existe uma fórmula exata de como fazer ou um modelo de adoração predefinido, a adoração é algo que deve ser feita com espontaneidade, voluntariedade, em espírito e em verdade como o próprio Jesus falou.

Aquela mulher Samaritana trouxe a Jesus uma pergunta muito difícil de ser respondida, pois, qualquer um que não fosse entendido diria que o modelo certo de adoração seria o da sua igreja. Aquela mulher sendo Samaritana sabia que os seus pais adoravam nos montes,  mas ela também sabia que Jesus era Judeu e que os Judeus adoravam em Jerusalém, no templo feito para adoração, porém Jesus conhece o verdadeiro significado da adoração e ao responder Ele nos dá uma lição, uma grande lição.

 Não existe lugar específico para adorar a Deus. Os Samaritanos subiam os montes para adorar, mas ao descer esqueciam todo o sentido da reverência e do verdadeiro amor ao Pai, enquanto que os Judeus iam ao templo para adorar, faziam longas viagens até Jerusalém no intuito de adorarem a Deus, mas, também não conseguiam entender o verdadeiro sentido da adoração. Jesus Responde: nem nos montes, nem em Jerusalém, mas, em espírito e em verdade.

 

LOUVAR:

Também, no dicionário encontramos algumas definições para o verbo louvar, como por exemplo: dirigir louvores, elogiar, exaltar, glorificar, bendizer...Do original grego EPAINOS, significa: aprovação, recomendação, homenagem, louvor. EPAINOS, não expressa somente louvor pelo que Deus faz por nós, mas também por quem Ele é, reconhecendo sua glória.

 

ADORAÇÃO x LOUVOR:

Como podemos perceber nas respectivas definições, a adoração não significa apenas louvor, nem louvor significa apenas adoração, mas, as duas atitudes podem conviver harmoniosamente. Na adoração louvamos a Deus, e, com o louvor também adoramos a Deus. No entanto, o louvor é algo que expressamos com nossa boca, elogiando a Deus, homenageando-o, proclamando seus feitos e a sua glória, agradecendo-o etc. Enquanto que a adoração é um conjunto de muitas atitudes. Adoramos a Deus com o louvor, mas também adoramos em uma oração, em um gesto de reverência, com um sentimento que só nós e Deus sabemos, (o amor a Ele), adoramos com sons audíveis e ou inaudíveis, descritíveis ou indescritíveis, com ou sem palavras; Adoramos em espírito, mas, também em verdade.

Alguns levitas, em seus grupos de louvor ou alguns dirigentes de cultos definem a adoração como o louvor, ou seja, o momento musical do culto, porém a verdadeira adoração não é apenas um momento musical ou um determinado culto, mas, uma vida. Verdadeiros adoradores têm uma vida de adoração a Deus.

 

De acordo com a palavra de Deus em João 4: 23,24; não é o lugar que faz a diferença na adoração, mas, a condição espiritual e racional do crente. Porém ainda existem muitas controvérsias sobre a adoração: se na igreja ou não, se ajoelhado ou não, se com música ou não...Também, de acordo com o próprio Jesus em Lucas 18:10-13, não são as muitas palavras que tocam o coração de Deus, mas uma verdadeira humilhação, um verdadeiro quebrantamento.

 

ADORAÇÃO x MÚSICA

Seria maravilhoso que não dependêssemos de música para adorarmos a Deus, porém algumas vezes algumas congregações tornam-se dependentes da música. Podemos adorar com música?, sim, podemos é bom adorarmos também com música, mas, isso não quer dizer que devamos nos tornar dependentes dela. A música é apenas um dos veículos da adoração, no entanto, enquanto o conjunto está tocando toda a congregação está eufórica, mas ao terminar a música a igreja fica em silêncio, mas parece um velório do que um culto, alguns até dormem, alguns músicos ou levitas estão eufóricos durante o louvor, gritando para os demais irmãos: adorem, adorem!, Porém quando param o louvor saem da igreja e vão conversar do lado de fora ou muitas vezes dentro da igreja faltando com a reverência devida a Deus. Reverencia é um dos fundamentos da adoração.

 

ADORAÇÃO x ORAÇÃO

Todo adorador verdadeiro precisa ter uma vida dedicada à oração e todo aquele que tem uma vida dedicada à oração, é, por conseqüência um adorador verdadeiro, pois a oração é “a mais alta atividade da qual o espírito humano é capaz”, e no modelo de oração que o próximo Jesus nos ensinou em Mateus 6:9-13, o princípio da nossa oração deve ser a adoração, ou seja, se orarmos assim como aprendemos com Jesus certamente adoraremos o Pai.( ...Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome..) seguindo esse modelo estaremos sempre adorando a Deus em nossa oração.

 

ATITUDES DE UM VERDADEIRO ADORADOR:

Um verdadeiro adorador é fiel a Deus em toda e qualquer circunstância:

 

Em alegria e agradecimento como Ana mãe de Samuel. 1 Samuel 2: 1-10

No perigo, como Hananias, Misael e Azarias (Sadraque, Mesaque e abede-Nego)

Daniel 3: 14-18

Nas perseguições, como Daniel. Daniel 6: 10

Na necessidade, como Habacuque. Habacuque 3: 17-19

Nas dificuldades, como Paulo. Romanos 8: 35-39

 

 

Para o verdadeiro adorador não existe lugar predeterminado para adorar, não existe circunstância, não existe momento, não existe condição, o verdadeiro adorador  tem sua vida em completa adoração a Deus, onde quer que esteja estará em adoração, na tempestade, no deserto, na dor, na angústia, na tribulação, na perseguição... Em quaisquer circunstância, estará permanentemente sendo fiel ao Senhor, seu coração jamais se apartará da  adoração a Deus. Não depende de instrumentos de sopro, de corda, de percussão, de teclas,... O verdadeiro adorador adora a Deus com o seu corpo com o seu coração, com o seu entendimento, com a sua alma... o verdadeiro adorador  não depende de música ou de uma multidão, mas adora até em silêncio, sozinho... O verdadeiro adorador adora em espírito e em verdade.

Deus procura adoradores assim.

Você é assim?

Está qualificado?

Quer se tornar um desses?

Ser transformado?

Então você precisa invocar o Senhor, ora a Ele e Ele te ouvirá, busca-O com todo teu coração e certamente o acharás. Jeremias 29:12,13.

Assim te tornarás um verdadeiro adorador.

 

Pr. Roberto Basílio
robertobasil@hotmail.com

sexta 24 julho 2009 15:07 , em Louvor e Adoração



23 comentário(s)

  • Josivani Ter 26 Ago 2014 14:36
    Cada vez ouço que leio estes estudos maravilhosos, me sinto renovada, sinto uma paz tão grande ... Resumindo estou me sinto abençoada . Deus abençoe rica e poderosamente a vida destes servos que se dedicam a falar do Nosso DEUS
  • maria jose Qui 15 Mai 2014 18:25
    Procurando esse assunto achei esse estudo muito bom.Que o Senhor Jesus te ilumine cada dia mais. A paz do Senho Miss. Maria Jose
    ,
  • miss.phellipe mailto Sáb 15 Fev 2014 14:41
    uma ótima reflexião que vemos ai que Deus
    conta comigo e com vc para adoralo
  • ney franco mailto Qui 10 Out 2013 16:37
    gostei muito boa
  • raphael Ter 07 Mai 2013 23:38
    liindo de maais , gloria a deus , apreendi muitoo com isso e espero passar isso para outras pessoas
  • Melissa mailto Seg 11 Fev 2013 16:08
    Deus nao precisa de adoração, pq dela o ceu esta repleto, Deus precisa de adoradores. E olha que lindo: Deus nos da uma opção de adorarmos a Ele ou nao, Ele nos deixa o livre arbitrio. Deus nw quer q vc adore a Ele por obediencia, mas sim por amor. Qual é a sua opção???
  • samuel Qui 31 Jan 2013 02:47
    é de bastante relevancia estudos assim,podendo nos fazer compriender o verdadeiro sentido da adoracao. Deus nao procura adoracao,pois ja tem dos seus anjos que estao diante deles dizendo que Ele e santo,santo,santo mais sim adoradores que o adorem em espirito e em verdade.
  • Edimara Qui 31 Jan 2013 00:24
    foi de extrema impotância este estudo me tirou varias duvidas me ajudou muito
  • emerson mailto Qua 23 Jan 2013 04:19
    fui ricamente abençoada com este estudo que Deus continue te abençoando
  • Wilson mailto Ter 15 Jan 2013 19:46
    este estudo foi uma bençao para mim,continue assim ajudando aqueles que ainda nao encontraram o verdadeiro sentido da adoraçao a Deus. Que Deus te de cada vez mais sabedoria dos ceus.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.161.203.23) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para estudosbiblicos

Precisa estar conectado para adicionar estudosbiblicos para os seus amigos

 
Criar um blog