AS PEDRAS EM ESTEVÃO

Blog de estudosbiblicos :Estudos Bíblicos, AS PEDRAS EM ESTEVÃO

“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA, LEIA E VERÁ!”.

 

Atos dos Apóstolos 7: 53 a 60

54. E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.

54. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;

56. E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.

57. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.

58. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.

59. E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

60. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

 

ü      INTRODUÇÃO

                Pela misericórdia de Hashem, o Eterno Governador do universo, eu revezo em um programa evangélico, juntamente com meu irmão, Pr. César, que vai ao ar diariamente numa FM local. E na noite do dia 7/7, preguei a mensagem que você irá desfrutar através dessas linhas, e como é a palavra de D’us que tem o poder, então sei que a mesma unção que tocou vidas em cerca de 90 municípios, também tocará a sua vida, por isso abra seu coração e fique sensível a palavra do Senhor.

                A bíblia é um celeiro de mensagens e a humanidade vai acabar; tudo vai passar; e ainda ficarão mensagens a serem pregadas, por isso se você for um pregador (a), continue buscando a revelação, que Ele vai te dar.

                Quero falar de algo que acontece com todos nós, durante nossa caminhada nessa vida. E quando eu recebo uma palavra do Eterno eu quero que esta palavra venha a ser enraizada nos corações que a recebem.

                Esta passagem bíblica é algo estarrecedor, se pararmos para analisarmos todo o contexto, e aprendermos quais são as mensagens que o Senhor quer nos deixar, para que possamos nos fortalecer. Eu sempre quando prego, gosto de enfatizar que é a palavra que instrui, é a palavra que edifica, é a palavra que salva, é a palavra que nos dá fé, é a palavra que cura, é a palavra que fortalece, é a palavra que transforma, é a palavra que ressuscita, é a palavra que abre portas, É A PALAVRA.

                Se é a palavra! Então é dela que vamos falar nesta mensagem, por isso gostaria de pedir a você que se alimentasse dessa mensagem até o fim, pois ela é a palavra de D’us para sua vida neste momento. Essa mensagem é para os Estevãos.

 

ü      QUEM ERA ESTEVÃO?

Segundo a história, Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, a Igreja primitiva, que logo após a morte e ressureição de Jesus, sairam pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios.

 Segundo alguns estudiosos, Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os Helenitas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos.

Estevão foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Yerushalem), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado (At-8). Entre os presentes na execução, estaria Paulo de Tarso, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.

O seu nome, Estevão, vem do grego Stephanós, o qual se traduz para aramaico como Kelil, que significa “coroa”. Estevão é o primeiro cristão a morrer pela sua fé - o protomártir. Esse era o amado irmão Estevão, um ezímio pregador da verdade, e o que mais gosto na história desse valoroso pregador, é saber que ele pregava uma mensagem radical, isso significa que ele falava a verdade, “Doa a quem doer”, pois bem sabemos que hoje os “PREGADORES ITNERANTES”, renomados e famosos, por desfilarem em grandes congressos nacionais, pregam para quem der a maior oferta, ou seja, quem pagar mais. Isso me deixa inojado. D’us dá uma mensgem de graça e o pregador quer se justificar atrás de uma frase que muitos já ouviram:“Tenho que sustentar meu ministério e outras vidas que trabalham para mim”. Mas agora eu pergunto. Quem é que sustenta quem?

Estevão não era assim, pois a própria bíblia testifica por ele, e agora que seus conhecimentos foram henriquecidos, vamos em frente.

 

ü      O SINÉDRIO, QUEM ERAM?

Do hebraico Sanhedrin ou Sinédrio ou do grego Synedrion, "assembléia sentada", ou "assembléia" ou "conselho", é o nome dado à assembléia de 23 juízes que a Lei Judica ordenava que existisse em cada cidade. O Grande Sanhedrin era uma assembléia de juízes judeus que constituía a corte e o legislativo supremos da Antiga Israel. O Grande Sinédrio incluía um chefe ou príncipe (Nasi), um sumo-sacerdote (Cohen Gadol), um Av Beit Din (o segundo membro em importância) e outros 69 integrantes, todos anciãos, que se assentavam em um semi-círculo. Antes da destruição de Yerushalem em 70, o Grande Sinédrio reunia-se no Templo durante o dia, exceto antes dos festivais e do Sábado. O Sanhedrin foi dissolvido em 358 d.e.C. , e desde então diversas tentativas de restabelecimento foram tentadas.

Estes eram os homens que se achavam superiores, mesmo sendo eles mortais e declaravam serem obedientes e filhos escolhidos do D’us Eterno. Foram eles, conterraneos de Estevão, que deliberadamente condenaram o jovem pregador a ser morto por apedrejamento em local público.

 

ü      OS JUÍZES ACUSADORES

                Agora quero compartilhar o que eu aprendi com esta grande passagem bíblica, que à luz do Espírito Santo veio ao meu coração.

                Era sem dúviva, Estevão, um verdadeiro convertido, e volto a reafirmar que a bíblia garante isso, pois o que mais se vê hoje dentro da casa de D’us, são pessoas convencidas, e que não querem e nem se preocupam em conhecer o significado da palavra converção. Existe hoje um evangelho interesseiro, descompromissado e mesquinho. E isso fez com que Estevão pregasse uma mensagem espada. Por isso eu conclamo a todos os pregadores e pregadoras da verdade que não tenham medo de falar aquilo que D’us quer que vocês falem.

                Agora veja bem. Aqueles homens que professavam a mesma fé a Yeavé, que Estevão, e eram Judeus, foram unanimes em decidirem matar o pregador (leia a mensagem ASSASSINOS DE PROFETAS).

                Quantos pregadores tem sofrido com pessoas que professam a mesma fé que eles. Eu aprendo aqui que nossos maiores inimigos não estão no mundo, mas sim dentro das igreja, é por isso que as melhres mensagens ainda são pregadas nas igrejas, talvez D’us assim permita, no afã de que estes se salvem.

                Mais uma coisa eu queria dizer. É sobre aquelas pessoas que atenderam ao chamado dos membros do Sinédrio, e mesmo sem entenderem, ou conhecerem todo o contexto, se aproximaram para jogarem umas pedrinhas, estes sempre estarão por perto, são como os urubus, que voam em circulos, para captarem o cheiro da carniça (leia a mensagem ÁGUIA OU URUBU).

                Mais uma classe de pessoas é mostrada no relato bíblico. São os que seguram a capa, como o jovem Saulo de Tarço. Pessoas que ficam em cima do muro, e temem dizer a verdade, ou defender o justo, mas querem estar por perto para verem a queda do justo. Talves estes sejam piores dos que aqueles que atriram pedras.

 

ü      CONCLUSÃO

                Talves nesse momento, você esteja sofrendo com pedradas atiradas em sua direção. Então agora observe mais algumas considerações.

                Ninguém que esteja longe de você pode em potencial lhe atirar uma pedra que lhe cause um dano razoável, mas sim aqueles que estão por perto, estes são aqueles que te julgam, te condenam e querem dar a sentença, e ainda se ajuntam com aqueles, os quais chamamos de “maria vai com as outras”, para mostrarem supremacia de força, e atirarem pedras em sua vida, seu ministério ou sua família.

                Enquanto você esta sofrendo com as pedradas dos seus acusadores, existem ainda os que não se importam, enquanto você fica gritando por socorro, tentando suportar a dor de cada pedra, estas pessoas que você acreditava serem seus amigos, e que te ajudariam, mas te deixaram sozinho, estão por perto.

                Preste bem atenção, meu amado leitor, você não está sozinho, pois o Senhor Jeová disse que antes mesmo que você fosse colocado no ventre de sua mãe, Ele já o havia escolhido (Sl-139). Mas talvez você diga, “eu não sou pregador ou pregadora da palavra”, então o Senhor lhe diz que ele te separou e te escolheu, e te segura pela mão direita (Is-41).

                Quero encerrar dizendo a todos, uma história vivida por este pregador.

                Eu cresci em uma comunidade pobre, mas livre, feliz e saudável, e próximo ao lugar onde morávamos existia um lugar o qual chamávamos de Mangueiral, pois ali existiam cerca de 50 árvores de manga. E quando chegava o tempo do fruto, juntávamos os meninos e corríamos para lá. Lá chegando passávamos por algumas árvores e íamos em uma frondosa e robusta árvore que ficava no centro do pomar, pois ela era a única árvore que dava as maiores e melhores mangas. Assim, pegávamos algumas pedras e antes que alguém subisse nela, todos atiravam as pedras para derrubar alguns frutos.

                Sabe o eu aprendo aqui? Talves o maior ensinamento de minha vida.

                “ÁRVORE QUE NÃO DÁ FRUTO, NÃO LEVA PEDRADAS”

                Se você está sofrendo com pedradas, então entenda que algum fruto estão vendo em sua vida, mas a mão de D’us vai proteger todos os seus frutos e nenhum deles se perderá. O Senhor é contigo.

                Deixem seus acusadores jogarem as pedras, continue como Estevão, com seus olhos voltados para o trono de Deus, pois Ele, o Senhor é teu Juiz. Não ouse proferir algum juízo, diga a Hashem que os perdoe, ore por eles, ainda que isso pareça difícil, pois D’us mudou a vida de Jó enquanto ele orava por seus amigos. Eu, Pr. Alexandre Augusto Pereira, Estarei orando por cada uma das vidas que lerem esta mensagem. Seja quem for, esteja aonde estiver.

 

Pr. Alexandre Augusto
Quadrangular - Itajubá/MG
pastoralexandreaugusto@bol.com.br

sexta 17 julho 2009 16:00 , em Edificação



18 comentário(s)

  • francisco mailto Ter 22 Jul 2014 23:44
    gostei da palavra pr QUE JESUS CADA DIA LIABENÇOE .
  • rogerio mailto Ter 10 Dez 2013 01:36
    nossa que bençaõ, estava procurando estudo sobre estevão,e cliquei nesse link sou de limeira sp,quadrangular tbm paz para tds.
  • ev.renato nascimento mailto Qui 14 Fev 2013 00:39
    meu pasto Alexandre Augusto adorei esta palavra
    falou muito comigo que
    Deus continui te abençoando continiu sendo
    este canal de bençao
    fica na paz































































































































    eu gostei muito dessa palavra falou muito comigo
  • Iracema Souza mailto Sáb 26 Jan 2013 19:17
    Excelente mensagem e explanação sobre a história de Estevão. Que o Espírito Santo continue te iluminando e lhe dando sábias mensagens que venham abençoar a outros.
  • Evelly Leal mailto Qui 11 Out 2012 03:01
    Pastor, Deus continue usando sua vida!
  • wanderson mailto Sex 24 Ago 2012 22:28
    pastor graça e paz DEUS abençoe ricamente assim com essas palavras de biblia convicçao do ceu e poder do ESPIRITO SANTO para ensinar a palavra com direcionamento doceu eu aprendo mais um pouco com meu irmao que ira habitar o ceu juntos paz
  • sueli Dom 22 Jul 2012 22:00
    essa mensagem veio para me fortalecer, obrigada e que Deus continue abençoando o seu ministério
  • Marcia mailto Dom 08 Jul 2012 14:46
    agora posso entender o motivo de tantas pedradas, são os frutos que eles estão vendo,amem...
  • elizabeth Sex 29 Jun 2012 16:16
    oi apaz querido muito lindo o que deus tem em tua vida ....
    eu estava a procura de um nome pro meu filho que vai nascer mas quando li esta historia desidi estêvão foi muito valente e fiel espero em Deus que meu filho tambem seja fiel e valente e pregue a verdade "doa a quem doer"
  • Rosane Qui 07 Jun 2012 15:19
    olá pastor que Deus continue abençoando o seu ministerio o que entendo é que, temos que dar frutos para alimentar os outros por isso somos apredejados.. assim o nosso sustento vem do Senhor e ficamos cada vez mais frutiferos, basta não murmurar contra as pedradas e entregar a sua dor nas mãos de Deus.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.106.111) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para estudosbiblicos

Precisa estar conectado para adicionar estudosbiblicos para os seus amigos

 
Criar um blog