AS ALIANÇAS COM DEUS

Primeira parte

Assunto: Estudo sobre as Alianças de Deus e os seres humanos na terra.

A Palavra de Deus no Velho Testamento é revelada pelo Espírito aos profetas. Representadas em figuras, assim como o Novo Testamento são dirigidas por Cristo, sobre Parábolas. E somente serão revelados aos que realmente tem uma aliança com Deus através de Jesus Cristo, que tem compromissos de testemunhar a sua “Palavra”, falada ou escrita..

Eu poderia fazer este estudo em várias etapas, mais detalhada, com melhores explicações, mas ficaria longo e infrutífero a muitos com falta de paciência, é um dos frutos do Espírito, que todos precisam ter. Então resolvi reduzir, em duas partes, procurando comentar o que é de maior importância, para ver se desperta o desejo em alguns em fazer uma Aliança com Deus.

Aliança= Casamento com Deus. (Isaías-54:5—Oséias-2:16).

Aliança com Noé…

Deus fala com Noé— Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. ( Gen. 6:18)

Deus faz uma aliança com Noé. Manda construir uma arca, uma embarcação flutuante nas águas, para a salvação de uma família e um casal de cada espécie de bichos. Figurando: Uma nova geração futura.

Deus deixa um sinal desta aliança, o arco íris: o sol no meio da chuva.

Gên. 9: 13 - O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. A terra foi a matéria prima para formação do homem.Terra + água= barro; a qual Deus fez um ser, um homem e deu vida. Nossa primeira mãe é a terra.

Gên. 9: 14 - E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.

Arco da aliança.: A Palavra: fig: “Água”: A Palavra .

Sol”: fig: O fogo: que purifica de todo o pecado, o “Espírito Santo” da promessa.

Arco íris: fig: Nova Aliança, Nova geração de homens e mulheres de Deus sobre a face da terra.

Aliança com Abraão…

Gên.15: 18 - Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra…

Deus faz uma Aliança com Abrão, a promessa de um filho numa terra estéril.

Porque pela força da ciência física já não era possível, pois tinha ele e sua esposa Sara, passado da idade de criar. Vemos o Deus do impossível.

A promessa de uma nação para Deus, muito grande assim como as estrelas do céu.

Deus pede para Abrão seu próprio filho em oferta de sacrifício, a promessa, seria dele a futura nação, mas como pode Deus querer de volta o filho da futura nação?

Para provar a fé de Abraão e sua obediência para fortalecer a sua esperança de uma geração grande para Deus.

Deus prove um “Cordeiro”: O Filho do homem. “Jesus Cristo”, como Cordeiro do sacrifício somente pela fé nascerá uma nova geração de Deus na terra.

Aliança com Moisés…

O nascimento de Moisés, também e salvo por uma arca, é uma figura da salvação por meio das águas. Assim representa seu nome.”Tirado das águas.”

Representando a água, : “A Palavra”, de salvação por meio das águas= pela fé

Êxodo - 2: 24 - E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;

Êxodo - 19:5 - Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Deus prepara Moisés para tirar o povo de Israel, que estava escravizado por Faraó.

Uma figura da libertação do homem, do seu inimigo, Satanás.(figura: Faraó)

Moisés luta com Faraó “levando a Palavra” deixa meu povo ir. A Palavra de libertação através de muitas tribulações= “pragas” mostraria ao Faraó o poder de Deus o Todo Poderoso “EU SOU”.

Êxodo - 16,22,33,34.

Deus pede para imolar um cordeiro e passar o sangue nas portas para escaparem da morte dos primogênitos.

Moisés liberta seu povo passando pelo meio das águas um milagre sobre natural.

Mar vermelho: Figura do mundo: Pela “A Palavra” de Deus e o sangue do “Cordeiro”.

Moisés tinha em suas mãos o “Cajado” simbolizando o poder do Espírito Santo, para conduzir, guiar o povo e passar pelas “águas” .O Povo recebe a Palavra de salvação, é levado a passar pelo “deserto” e para ser provada a fé daquele povo, como se prova a prata e o ouro”, para poder entrar na cidade do descanso.

O povo recebe pão, providenciado por Deus o “Maná”. Figura do corpo : “Filho do homem” cumprimento da Palavra de Deus no futuro, “o Messias”.

Água tirada da Rocha. Para matar a sede. (Quem tem sede vem a mim e beba) Figura: “A Palavra de Cristo, a grande Rocha, a Pedra Fundamental da Igreja do Senhor Jesus”.

Moisés liderando sobre as doze tribos de Israel, povos, tribos e nações. A Nova Geração de Cristo.

DEUS PROVÊ A CONSTRUÇÃO DE UMA ARCA. Figura de um corpo santo.

A “Arca da aliança”: era uma peça do Tabernáculo: no formato de baú, um móvel onde se guardava dentro dela os dez mandamentos, a “Palavra”, um vaso de ouro, um corpo purificado, o “Maná”, e “A Vara” de Arão. Onde se poderia carregar para todos os lugares que Deus ordenava,o Espírito Santo.

Era carregada pelos homens que serviam no altar, uma das tribo de “Levi”, linhagem dos profetas e sacerdotes, que Moisés foi ordenado por Deus no Monte Sinai. ( Êxodo - 31:18 - ( simbolizando: O Testamento de Deus)   Arca da Aliança: Fig: de um corpo, móvel, contendo três elementos.

Primeiro- As duas tábuas da aliança do concerto, “os mandamentos”: “A Palavra-” os Estatutos de Deus.

Segundo-Um vaso de ouro contendo o maná escondido, fig: do pão da vida, o fruto da Árvore da vida, estava guardado para o futuro - “JESUS,” o MESSIAS da promessa de Deus.

Terceiro- A vara ou cajado: fig: de autoridade do poder de Deus nas mãos dos sacerdotes. Ação do “Espírito Santo”.

O PÃO: sustento da vida eterna.

Deus manda guardar 10 % um ômer de Maná, num vaso de ouro, manteve o maná escondido dentro da Arca da Aliança, (figura do Dízimo; nosso sustento espiritual) até entrar na cidade de Canaã, onde manava leite e mel, chamado dia de descanso.

Figurando: O Tempo do Fim. Êxodo - 16:32,34,35,36 .

A vara de Arão: O poder de autoridade do sacerdote, Pastor para ministrar com autoridade no Espírito da Palavra de Deus. (Número - 17:10); Hebreus - 9:4, 8.

Esta Arca foi colocada no lugar santíssimo do tabernáculo, separado com um véu azul grosso. Colocado no “altar”, em primeiro lugar, separado, reservado, Santo dos Santos.

É uma figura, representando “o Trono de Deus, o Céu dos céus,” e o sumo sacerdote diante da Arca da Aliança, trazendo “o sangue do sacrifício do “Cordeiro” para aspergir no propiciatório”.

A figura: Do sangue do Cordeiro Santo a promessa de Deus, a fig: do Messias.(Isaias - 53)

O Propiciatório: Na Tampa da Arca da Aliança continha dois anjos de ouro puro, nela o sacerdote aspergia o sangue do sacrifício que era derramado sobre o propiciatório, para fazer expiação do pecado do povo por um certo tempo.

Como figura, representava: A misericórdia de Deus e levava o perdão. Levitítico - 16: 14,15—17: 11—A figura do perdão de Deus em Cristo Jesus. Romanos - 3: 21,25—Hebreus - 7: 26—4:14,16.

Os dois Querubins de ouro puro. No propiciatório dois anjos um de frente para o outro

É a figura: representando os seres celestiais que assistem juntos ao trono de Deus no céu.

Hebreus - 8:5—Apocalipse - 4,6. Simbolizando a presença de Deus e a grandeza entre o povo, raça humana na terra. ISamuel - 4:4—2 Reis - 19: 15.

Este tempo era a sombra do futuro, a provisão expiatória do sangue do “Cordeiro” Santo. “Jesus Cristo”.

O povo tinha que obedecer e cumprir os mandamentos dados por Deus.

Era um sacrifício provisório, até a chegada do Messias entre os homens. Gên.3:15.

A Mesa com os pães da proposição: A figura representando o Pão da Vida. O Alimento, o sustento. O Senhor como Sustentador da vida. Levítico - 24:5,9—Isaías - 63:9.

A figura de Cristo, o Messias prometido.

Candelabro: sete “lâmpadas” sustentadas com óleo (Espírito Santo) o combustível que dá Luz ao tabernáculo.(Templo, tenda)

A figura dos sete Espíritos Santos de Deus, (Isaías - 11:1; Apocalipse - 1:4 ) como o Óleo, o combustível que sustenta a Luz nas lâmpadas.

Lâmpadas: A Igreja, templo, corpo, contendo fogo do altar de Deus. (Apocalipse -1:20)

A Luz de Deus no arraial- (Jeremias - 25: 10—Apocalipse - 21: 22,26). FIGURA da Nova Jerusalém celestial, “A Noiva” um povo, uma nação que reina com Deus.

Sete lâmpadas representando as Igrejas em geral, um povo santo, templo do Espírito Santo, eu e você!!!.

Tabernáculo do Espírito Santo móvel de Deus, casa de Deus na terra, membros do corpo de Jesus Cristo. Eu e Você!!!

O nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus na terra, é representado nos céus como a noiva, a futura “Jerusalém Celestial,”o povo de Deus, sendo preparado na terra para subir ao encontro do Noivo. A figura do Espírito Santo dentro de Nós: vasilhas, lamparinas, vasos com Óleo+ Fogo= LUZ , a virtude do poder de Deus. Nós somos o tabernáculo móvel na terra, transportamos a “Palavra”para o sustento das nações e o Espírito Santo a autoridade de Deus, para salvar as almas.

VÉU: “SANTO DOS SANTOS“, cortinas azuis, tecido grosso, fazia separação dos santos entre o santíssimo lugar. Lugar da presença de Deus, a figura do “SEU TRONO” Céu dos céus.

O sacerdote, o ministro, tinha que se purificar com água e colocar roupa especial e se santificar fazendo o seu próprio sacrifício, para poder entrar neste lugar santo.

O véu “representa” a separação entre Deus e os homens por causa da pena do pecado que os homens trouxeram de seus pais Adão e Eva. Os homens sem a purificação do pecado não podiam entrar no Santo dos santos- na presença de Deus- porque morriam fulminados.

De Abrão vem Isaque, duas gerações, o mais novo prevalecendo sobre o primogênito, Esaú e Jacó: (Israel), da geração de Israel nasce Moisés.

ALIANÇA COM DAVI

Assunto: O futuro do Messias: (I Samuel - 16)

Um profeta de Deus, “Samuel” é enviado a casa de Jessé, para ungir um homem que não é da linhagem real, para ocupar o lugar do rei Esaú futuramente.

Deus coloca Davi dentro do palácio do rei, de uma forma incomparável, dá a ele a oportunidade de mostrar ao povo o poder glorioso do Deus Poderoso dos Exércitos.

Teve que enfrentar um gigante inimigo do povo de Deus, usando cinco pedras pequenas arrancadas da Rocha, para matar Golias e vencer o inimigo, em “Nome” do Deus Todo Poderoso dos Exércitos.

Davi teve autoridade de usar o nome do SENHOR dos Exércitos, para vencer o inimigo, e entrar na linhagem do rei, recebendo como prêmio, a filha do rei em casamento, daí tornou-se príncipe herdeiro do rei.

Mas primeiro, teve que vencer o seu maior inimigo, o rei, seu sogro, que por causa do ciúme, queria matá-lo e, por causa disso, por muito tempo Davi fugia dele.

Depois, passa a governar uma nação poderosa em guerra, para mostrar para o inimigo, o Deus Todo Poderoso dos Exércitos. E venceu em todas as batalhas.

Com sua fama se engrandeceu e esqueceu por um breve momento e caiu na armadilha do seu próprio desejo carnal, adulterou e matou uma das suas ovelhas. (um dos soldados chamado Urias, por causa do adultério que cometera)

Primeiramente, lutou contra seu próprio coração vencido pelo pecado de morte e de adultério, e venceu o seu pecado, com muitas dores e sofrimentos na carne. E assim ganhando novamente a confiança de Deus,teve o desejo de construir uma casa para Deus, mas não foi permitido por Deus, porque suas mãos tinham sangue, e então, passa para seu filho Salomão.

Salomão constrói o templo, é visitado por Deus duas vezes, mas pratica um adultério contra Deus, por ter amado mulheres estranhas, caiu na idolatria, Deus o proibiu, pois desobedeceu ao seu Criador.

Salomão - morreu no pecado da idolatria, desobedeceu ao seu Criador, não cumprindo os seus Estatutos- a “Palavra” de Deus.

I Reis - 11— Foi rasgado o seu reino dando para estranhos, mas conservando Deus, apenas uma parte por causa da promessa que tinha com seu pai Davi, porque dele nasceria a geração do Messias.

Isaías foi o profeta que trouxe a mensagem do futuro Messias mais claramente, trazia uma doutrina severa contra a idolatria entre o povo de Israel.(idolatria é adultério contra o Criador)

Isaías - 11:1- Uma promessa de Deus, através de um remanescente. Gênesis - 3: 15.

De Jessé o pai de Davi nasceria um renovo, quer dizer: um broto de uma árvore cortada do Éden, e de suas raízes nasceu um broto, Uma Nova Árvore, simbolizando a Nova Geração de Cristo.— Isaías - 53—(descreve o Messias).

No Evangelho de João - 1. O verbo (Palavra) se fez carne (Corpo) e habitou entre os homens na terra.

A continuação será no próximo estudo, que falaremos da (A Aliança do Messias)..

Que Deus abençoe a todos!!

Por: Nilza Rangel
Fonte: estudosonline.com.br

sábado 06 dezembro 2008 11:41 , em Edificação



4 comentário(s)

  • ingrid Sex 18 Jan 2013 00:40
    Eu creio que nos temos uma alianca de amor,a alianca com Cristo. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a ti mesmo. Creia em Jesus e será salvo Tu e Tua casa. Leia a Bíblia.
    Fique na Paz de Cristo.
  • evaldo mailto Qua 25 Jul 2012 19:28
    queria saber como ter uma alinca com Deus no dia a dia,essa e a licao que quero saber!
  • amanda morais de brito mailto Seg 04 Jun 2012 20:40
    eu gostaria de saber como fazemos uma alinça com deus,ou se ja temos uma alinça com jesus cristo.
  • alexsandro miranda mailto Seg 26 Dez 2011 22:40
    Quando entendemos a alinça de DEUS para com os homens,teremos a realidade do seu reino e toda a sua palavra se cumprira em nossa vida......é de estrema importancia que venhamos entender essa aliança pois DEUS fez essa aliança com sangue usando o seu filho unico, foi assim com abraão,sera assim com o homem ou a mulher que se dispuser a obdc a sua palavra


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.83.106.13) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para estudosbiblicos

Precisa estar conectado para adicionar estudosbiblicos para os seus amigos

 
Criar um blog